10 dias depois de acidente, caixa d’água segue interditada
A construção de um reservatório de água do serviço de abastecimento de Indaiatuba está causando transtornos para moradores do Jardim Esplanada. Houve um abalado na estrutura e, por conta do risco, o trânsito foi interditado. Ao menos duas famílias precisaram deixar as casas.
A caixa d’água fica ao lado de uma rotatória da Avenida Fábio Ferraz Bicudo. A obra do Serviço Municipal de Tratamento de Àgua e Esgoto (Saae) custou mais de R$ 4,8 milhões e deveria ser entregue em agosto. No dia 14 de julho, porém, o trabalho foi interrompido.
Segundo a Prefeitura, houve um problema mecânico no equipamento usado para elevar a estrutura, que não suportou o peso. Com o colapso, uma parte ficou amassada. Um funcionário saiu correndo e se machucou. Outros três ficaram presos do lado de dentro, mas foram resgatados sem ferimentos.
A empresa que executa a obra, contratada via processo licitatório, pediu um um laudo para indicar o que deveria ser feito na estrutura. Em nota, a TanksBR afirmou que pretende desmontar, mas não detalhou se isso seria feito apenas para solução do defeito ou para retirada definitiva do reservatório.
Os moradores temem que mais algo aconteça com a estrutura, que é grande e fica muito perto de residências e comércios. Eles estão em hotéis e não tem previsão para voltar.
O trânsito no local segue sendo desviado.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura informou, por meio do Saae, que a obra é de responsabilidade da TanksBR. Sobre as causas do acidente, disse que, durante o levantamento da estrutura do reservatório, aparentemente, houve o desprendimento das fixações que estavam ligando o equipamento aos dispositivos de elevação.
Isso gerou o retorno e a acomodação da estrutura na canaleta de concreto. Disse ainda que a interdição do trânsito e a retirada das famílias das casas próprias são medidas de segurança. Detalhou que a empresa está fazendo um monitoramento para verificar se a estrutura apresenta estabilidade. Foram instalados cabos de aço.
Sobre a solução, a nota diz que estão sendo estudadas alternativas técnicas viáveis para resolver o incidente, mas, sujeito à evolução dos estudos, a empresa pretende desmontar. A TanksBR ressaltou que presta assistência a duas famílias.
foto: Jornal de Indaiatuba