Estado de SP registra o menor índice de homicídios e roubos da história
O Estado de São Paulo registrou em 2024 o menor índice de homicídios, roubos em geral e roubos de veículos da história. Além disso, os latrocínios atingiram o segundo menor número desde 2001. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública, que também indicou queda dos furtos e dos roubos a banco e de carga no período de um ano.
Os homicídios dolosos fecharam o ano com 2.517 casos. Até então, o menor patamar do crime havia sido em 2023, também na atual gestão, com 2.605 registros. Em um ano, a queda foi de 3,4%. Em dezembro, foram 238 crimes, redução de 11,5% na comparação a igual período do ano retrasado. O número foi o segundo menor em 24 anos na análise mensal.
“Nessa gestão houve investimento em várias políticas públicas, não só voltadas para a melhoria de procedimentos, ações e equipamentos das polícias, mas um aperfeiçoamento dos sistemas integrados de comando e controle que passamos a ter com os municípios”, disse o major Hudson Rosa, coordenador do Sistema de Informação e Prevenção a Crimes Contra a Vida (SP Vida).
Os latrocínios – roubos seguidos de morte – tiveram o menor número de casos em 24 anos no estado para o mês de dezembro, passando de 19 para 6. Ao longo do ano, foram 166 registros, ficando apenas atrás de 2023 na série histórica, que teve dois casos a menos.