Alertas da Prefeitura no Waze influenciaram mais de 230 mil percursos em quatro meses
Mais de 230 mil percursos foram impactados pelos alertas da Secretaria de Mobilidade Urbana inseridos no aplicativo de navegação Waze. Os números foram mapeados a partir de outubro de 2025, quando a Prefeitura de Indaiatuba foi integrada ao sistema Waze for Cities. A parceria permite ao município compartilhar e receber informações e ocorrências que afetem a mobilidade urbana, em tempo real.
Com o sistema integrado ao Waze a Prefeitura pode adicionar interdições de rua para a realização de obras ou eventos públicos, vias obstruídas por ocorrências de intempéries, problemas em semáforos, entre outras ocorrências. Isso ajuda os motoristas a buscarem caminhos alternativos por meio das rotas mais rápidas e seguras traçadas pelo aplicativo.
O munícipe também pode contribuir, reportando alertas ao Waze, como buracos na via, semáforos quebrados, carros parados, algum tipo de acidente e até os congestionamentos incomuns, por exemplo. Essas informações chegarão à sala de controle da Secretaria de Mobilidade Urbana, permitindo ações mais rápidas e assertivas sobre infraestrutura e gestão do trânsito.
A parceria ainda possibilita capacitações sobre as inovação e funcionalidades do sistema para o município, atendendo a proposta da Administração Municipal de utilizar cada vez mais tecnologias avançadas para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Nesta semana, representantes da Secretaria de Mobilidade participaram do evento Mobilidade Smart: Waze for Cities, na sede do Google em São Paulo.
