Casal alerta para golpe da falsa doação de geladeira
Um casal quase foi vítima de estelionato em Indaiatuba no último final de semana. Eles viram um anúncio de uma doação de geladeira no Facebook e entraram em contato para saber mais informações. No WhatsApp, o usuário se identificou como “pastor” e disse que ele e esposa estavam doando a geladeira porque tinham duas e estavam se mudando para um apartamento. Eles relataram o caso ao Jornal de Indaiatuba.
O “pastor” demonstrou pressa e disse que a geladeira deveria ser retirada o mais rápido possível. Segundo o casal, o criminoso disse que poderia levar a geladeira, mas que antes passaria no posto de gasolina e pediria um pix para ajuda na gasolina do frete. O golpista enviou um vídeo da geladeira sendo carregada no veículo e depois do posto de gasolina.
“Vi que aquele posto não tem em Indaiatuba e comecei a desconfiar”, contam. “Foi aí que resolvemos cancelar a entrega e pedir o endereço dele para ir buscar. Ele se incomodou, pediu o pix, mas disse que poderia ir buscar”, completam. Eles foram, então, até o endereço fornecido, no Parque São Lourenço. Chegando lá, compararam o vídeo da geladeira sendo colocada no carro com a rua e viram que as imagens não eram compatíveis.
Eles ainda perguntaram se o tal “pastor” estava em casa, ele confirmou, mas o imóvel estava vazio. “Quando dissemos que estávamos lá na frente da casa, ele não respondeu mais”, diz. “Não caímos por muito pouco, depois que batemos algumas informações estranhas. É um absurdo que as redes sociais não tenham regras contra isso e seja tão fácil dar um golpe”, opinam.
Casos se repetem em outras cidades
No site Reclame Aqui, conhecido por ter reclamações de consumidores, há diversos relatos parecidos. A doação de geladeira é oferecida, o golpista pede um pix para o frete e depois que o dinheiro é transferido, não responde mais as mensagens. Especialistas apontam a necessidade dos usuários desconfiarem quando as ofertas são muito irreais ou generosas.
