Polícia

Colinas atendeu mais de 21,4 mil veículos em 2025 nas rodovias

A Via Colinas, concessionária do Grupo Via Appia, responsável pela administração de trechos das rodovias SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300, orienta os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva nas motociclistas, veículos de passeio, utilitárias, ônibus e caminhões que utilizam para trafegar. Somente entre os meses de janeiro e agosto deste ano, as equipes operacionais da empresa atenderam 21.440 carros, caminhões, ônibus e motocicletas que apresentaram algum tipo de problema durante a viagem. 

Esse número reforça a necessidade urgente da realização da manutenção preventiva dentro do pilar de segurança no trânsito. “Garantir as boas condições dos veículos é fundamental para a boa fluidez do trânsito e contribui diretamente para a redução de acidentes. Esse alerta que estamos fazendo visa orientar os condutores para que eles não sejam surpreendidos e acabem ficando parados na rodovia durante uma viagem. Porém, também serve para falarmos sobre segurança. Um veículo com problema no sistema de freio, na iluminação frontal e traseira e nos pneus, oferece um grande risco para todos e pode contribuir diretamente para um acidente”, relata o gerente de operações da Via Colinas, Alessandro Pieroni Fernandes. 

Do total de atendimentos realizados pelas equipes de inspeção de tráfego e guinchos leve e pesado da Via Colinas no período avaliado, os casos de pane mecânica representam a grande maioria, com 16.140 ocorrências. Na sequência, mas com um número menor, aparecem os casos de pneu furado, que foram responsáveis por 3.382 atendimentos.  

Os casos de pane seca, onde o veículo apresenta falta de combustível, resultaram em 1.218 ocorrências, e as panes elétricas motivaram 700 atendimentos. 

Veículos 

De todas as situações que provocaram os atendimentos, os motoristas que estavam utilizando um veículo de passeio são os que mais necessitaram de auxílio, com 14.546 ocorrências. Os caminhões aparecem em segundo lugar com 4.282 atendimentos, seguidos pelas motocicletas, com 2.384 casos e os ônibus, com 228. 

O gerente de operações da concessionária reforça que é muito importante que os motoristas se conscientizem sobre a importância da manutenção, mas também destaca que a empresa está preparada para o atendimento. “Viajar com o veículo em boas condições é essencial para evitar imprevistos na estrada. Reforçamos a importância de uma revisão prévia, mas também garantimos que, caso algo aconteça, estamos sempre prontos para atender com eficiência e cuidado, priorizando a segurança e o conforto de nossos clientes”. 

Rodovias 

De todas as rodovias administradas pela Via Colinas, a SP-075, entre o km 15, em Itu, e o km 77+600, em Campinas, é onde ocorreu o maior número de atendimentos de pane até o momento, com 7.367 ocorrências. A SP-280, do km 79+380, em Itu, ao km 129+600, em Tatuí, aparece na segunda posição com 5.369 atendimentos. Na SP-300, do km 64+600, em Jundiaí, ao km 158+650, em Tietê, foram registrados 4.734 casos e na SP-127, do km 0, em Rio Claro, ao km 105+900, em Tatuí, as equipes atenderam 3.613 ocorrência. Por fim, na SPI102/300, em Itu, que interliga a SP-075 à SP-300, ocorreram 357 casos de pane. 

Socorro 

Caso o motorista que esteja trafegando pelos 307 quilômetros de rodovias administrados pela Via Colinas necessite de algum atendimento, ele conta com serviços gratuitos, 24 horas por dia, prestados por uma equipe sempre atenta e treinada para oferecer o melhor atendimento. Além de poder fazer contato pelo 0800 703 5080 (opção 2), ainda podem utilizar um dos 565 aparelhos de call box distribuídos por todo o trecho, onde a ligação é gratuita. 

Com câmeras instaladas em pontos estratégicos ao longo das rodovias, a Via Colinas realiza um monitoramento que é executado pela equipe do C.C.O. (Centro de Controle Operacional) em uma sala com monitores de vídeo que permitem aos operadores acompanharem o tráfego e, se necessário, acionar as equipes de campo para o atendimento ao usuário. É por esse sistema que os operadores do C.C.O também identificam ocorrências e enviam ajuda aos motoristas antes mesmo do primeiro contato. 

Ao mesmo tempo em que as rodovias são monitoradas por vídeo, as equipes de inspeção de tráfego percorrem todo o trecho durante 24 horas, analisando a situação do tráfego, identificando casos que necessitam de auxílio, realizando a sinalização e o desvio do trânsito, dentre outros trabalhos. 

Junto a isso, também existem os serviços mecânicos e de guincho, o Atendimento Pré-Hospitalar, apreensão e remoção de animais e os Postos SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) 

Onde ficam e como funcionam os Postos SAU? 

A Via Colinas possui sete Postos SAU distribuídos ao logo do trecho administrado. Nesses locais, os motoristas podem parar com segurança para utilizar o banheiro, tomar água, descansar e obter informações sobre o trajeto. 

Localização dos Postos SAU: 

•           SAU 01: SP-075, km 60,7 Sul – Indaiatuba 

•           SAU 02: SP-075, km 24 Norte – Itu 

•           SAU 03: SP-300, km 84,1 Oeste – Cabreúva 

•           SAU 04: SP-300, km 139,3 Leste – Porto Feliz 

•           SAU 05: SP-280, km 104,7 Oeste – Porto Feliz 

•           SAU 06: SP-127, km 18,1 Norte – Piracicaba 

•           SAU 07: SP-127, km 81,6 Norte – Tietê 

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