Demutran inicia estudo de trânsito em 16 pontos
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da Secretaria de Obras e Vias Públicas inicia na próxima semana um estudo voltado ao planejamento e gestão do trânsito. O objetivo é acompanhar o comportamento viário em 16 pontos da área urbana para identificar problemas de fluidez de veículos e riscos de acidentes, e planejar soluções possíveis. O serviço será realizado por empresa especializada em mobilidade urbana, e inclui o apontamento das intervenções necessárias nos trechos analisados para a resolução dos conflitos identificados.
Os primeiros trechos a receberem o estudo serão a Avenida Francisco de Paula Leite na confluência com Avenida Ário Barnabé, Avenida Juscelino Kubtischek de Oliveira e Rua Soldado Antônio Lopes Pereira; o trecho da Avenida Francisco de Paula Leite na confluência com Rua Antônio Barnabé, Rua João Batista Nunes Beccari, Rua Ouro e Rua Arthur Barbarini; e o trecho que inclui a Rua Antônio Barnabé, a Rua Arthur Barbarini, Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, Rua Diamante e Rua José Carlos Geiss.
Coleta de dados
Para o diagnóstico dos problemas serão fixadas câmeras de monitoramento nos pontos determinados, posicionadas para uma cobertura integral da área necessária para a visualização dos veículos em trânsito. Todos os dados coletados por meio da contagem dos movimentos serão processados e apresentados em relatórios detalhados, contendo gráficos de perfil horário, diagramas de fluxo e resultados consolidados em intervalos de tempo predeterminados.
A partir dessas informações, a empresa utilizará softwares de simulação para criar possibilidades de intervenções viárias com base na engenharia de trânsito, voltadas a solucionar problemas de fluidez e oferecer mais segurança aos condutores de veículos que utilizam a via.
O secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Dothe Oliveira Lima, reforçou que as câmeras que serão instaladas temporariamente pela empresa não se tratam de equipamentos de fiscalização, e sim de monitoramento do trânsito para buscar melhorias.
Confira os trechos que farão parte do estudo:
- – Avenida Francisco de Paula Leite com Avenida Ário Barnabé, Avenida Juscelino Kubtischek de Oliveira e Rua Soldado Antônio Lopes Pereira; –
- – Avenida Francisco de Paula Leite com Rua Antônio Barnabé, Rua João Batista Nunes Beccari, Rua Ouro e Rua Arthur Barbarini;
- – Rua Antônio Barnabé com Rua Arthur Barbarini, com Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, Rua Diamante e Rua José Carlos Geiss;
- – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé no cruzamento com a Rua João Amstalden;
- – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé com as avenidas Conceição, Presidente Kennedy e João Ambiel;
- – Avenida Conceição com Bernardino Bonavita;
- – Avenida Presidente Vargas com Rua Antonio Farinello e Rua Ranulfo Fonseca;
- – Avenida Presidente Vargas com acesso à Rodovia SP-075;
- – Avenida Visconde de Indaiatuba nos trechos entre Rua Bolívia e Rua Itu;
- – Avenida Francisco de Paula Leite com Rua dos Indaiás e Rua Eurico Primo Venturini;
- – Rua das Camélias com Avenida Francisco de Paula Leite;
- – Rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior com Rua Pérsio Sampaio Filho e Rua Tupaciguara;
- – Rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior com Rua Tupaciguara e Rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim;
- – Soldado João Carlos de Oliveira Júnior com Avenida Toshiko Takahara e Rua Pedro Savian;
- – Alameda Fundituba com Avenida Francisco de Paula Leite e com Alameda Filtros Mann;
- – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé com Avenida Ário Barnabé.
