Cidade

Fiec terá doação de sangue e medula neste sábado

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), realiza no sábado, 27 de setembro, mais uma campanha de doação de sangue e, neste mês, destaca o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação e ampliar o número de voluntários cadastrados, oferecendo esperança a pessoas com doenças graves do sangue, como leucemia.

Em Indaiatuba, a FIEC mantém uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp), promovendo coleta de sangue sempre no último sábado do mês (exceto em dezembro), das 8h30 às 11h. As senhas para doação poderão ser adquiridas no site da FIEC a partir do dia 25 de setembro, quinta-feira.

Requisitos para doação de sangue

  • Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 incompletos precisam de consentimento formal dos responsáveis)
  • Peso superior a 50 kg
  • Não estar em jejum
  • Evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação
  • Fumantes devem evitar fumar 2 horas antes e 2 horas depois da doação

O Hemocentro realizará a avaliação dos candidatos para garantir que estejam aptos. Algumas condições impedem a doação, como sintomas gripais ou infecções recentes, doenças transmissíveis, sífilis, malária, doença de Chagas, alcoolismo crônico e procedimentos médicos recentes, como endoscopia realizada nos últimos 6 meses.

Mais informações sobre critérios para doação estão disponíveis em: https://www.fiec.com.br/site/noticia/5315/ver.do

Doação de medula óssea

O transplante de medula óssea consiste na substituição de células doentes por células-tronco saudáveis, que pode beneficiar pacientes com cerca de 80 doenças diferentesRegistro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME)vinculado ao Ministério da Saúde, é responsável pelo cadastramento de doadores em todo o país, é o terceiro maior do mundo, com mais de 5,5 milhões de brasileiros cadastrados.

Para se tornar doador de medula óssea, é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos
  • Estar em bom estado geral de saúde
  • Não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes, câncer, doenças hematológicas ou do sistema imunológico

O cadastro pode ser feito no dia da doação, com coleta de uma pequena amostra de sangue para exame de compatibilidade genética (HLA). Quando há compatibilidade, o voluntário é contatado, e a doação pode beneficiar pacientes na mesma cidade, em outras regiões do país ou até fora do Brasil.

A FIEC convida toda a comunidade a participar deste gesto de solidariedade, lembrando que doar sangue e se tornar doador de medula óssea pode salvar vidas.

SERVIÇO

Doação de Sangue – FIEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!