Indaiatuba chega a R$ 8 milhões em multas em 2025
A Prefeitura de Indaiatuba divulgou no Diário Oficial nº 3405, desta terça-feira (14), o balanço das multas de trânsito aplicadas em setembro de 2025. O relatório mostra que o município arrecadou R$ 758.003,00 no período, valor 40% menor que o registrado em agosto. A maior parte das infrações foi flagrada por radares e câmeras eletrônicas.
Foram registradas 2.814 multas por infrações detectadas eletronicamente, como excesso de velocidade e avanço de sinal, além de 335 autuações em áreas de estacionamento rotativo. As infrações por avançar o sinal vermelho lideraram o ranking do mês, com 1.939 ocorrências, o que representa quase 70% do total.
O avanço de sinal vermelho gerou R$ 569.038,33 em multas. Em seguida aparecem as autuações por excesso de velocidade até 20% acima do limite, com 768 registros e arrecadação de R$ 99.962,88. Já as infrações por estacionar em desacordo com a Zona Azul somaram R$ 65.402,05.
Segundo a Prefeitura, o valor arrecadado foi destinado principalmente à sinalização viária, com R$ 1.078.551,19, e à fiscalização de trânsito, com R$ 707.035,20. Não houve repasse para educação de trânsito no mês.
Total de multas no ano em Indaiatuba
Com os dados de setembro, o total arrecadado com multas de trânsito em Indaiatuba entre janeiro e setembro de 2025 chega a R$ 8.711.629,85. O número de infrações aplicadas no mesmo período ultrapassa 28,8 mil autuações, somando registros eletrônicos e do estacionamento rotativo.
Arrecadação mensal de multas em 2025
Mês | Multas aplicadas | Valor arrecadado (R$) |
---|---|---|
Janeiro | 3.276 | 1.298.199,40 |
Agosto | 3.108 | 1.272.438,40 |
Julho | 3.021 | 1.018.789,05 |
Fevereiro | 3.011 | 999.351,62 |
Abril | 3.005 | 913.418,43 |
Março | 2.997 | 893.429,06 |
Maio | 2.995 | 783.383,14 |
Junho | 2.963 | 774.615,75 |
Setembro | 3.149 | 758.003,00 |
Total | 28.825 | 8.711.629,85 |
Infrações mais cometidas em 2025
Infração | Multas aplicadas | Percentual |
---|---|---|
Avançar o sinal vermelho | 19.974 | 69,3% |
Excesso de velocidade até 20% | 9.091 | 31,5% |
Estacionar em desacordo (Zona Azul) | 6.134 | 21,3% |
Infrações que mais arrecadaram em 2025
Infração | Valor arrecadado (R$) | Percentual |
---|---|---|
Avançar o sinal vermelho | 6.165.747,77 | 70,8% |
Excesso de velocidade até 20% | 1.212.444,36 | 13,9% |
Estacionar em desacordo (Zona Azul) | 1.414.048,82 | 15,3% |
Aplicação dos recursos
De acordo com os relatórios da Secretaria de Obras e Vias Públicas, o dinheiro arrecadado com multas em Indaiatuba é investido principalmente em sinalização e fiscalização de trânsito. Até setembro, essas duas áreas concentraram quase 90% das destinações, enquanto educação de trânsito ainda não recebeu recursos em 2025.
Justiça determina suspensão de radares semafóricos em Indaiatuba
A Justiça determinou a suspensão imediata dos radares semafóricos instalados pela Prefeitura após uma ação civil pública do Ministério Público de São Paulo. A decisão, assinada pelo juiz Glauco Costa Leite, da 4ª Vara Cível, foi publicada na sexta-feira (26), e o Jornal de Indaiatuba teve acesso.
O município deverá interromper o funcionamento de todos os equipamentos não metrológicos até que sejam elaborados projetos técnicos pela autoridade de trânsito, conforme a Portaria nº 16/2004 do Denatran. O prazo é de cinco dias úteis, sob pena de multa diária de R$ 30 mil, limitada a R$ 500 mil.
Além da suspensão dos radares, o juiz também determinou o cancelamento das multas aplicadas a partir de 24 de setembro de 2021, referentes a avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. O Detran-SP foi oficiado para cumprir a medida.
Segundo o magistrado, foram constatadas irregularidades no tempo da luz amarela, variando entre 1,98 e 4,04 segundos, abaixo do mínimo de 4 segundos previsto no Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica. Também foram apontadas falhas como ausência de projetos técnicos, falta de assinaturas e inconsistências de datas.
O Ministério Público apura o caso desde outubro de 2024 e afirma que os radares de Indaiatuba aplicaram um número desproporcional de multas por avanço de sinal — mais de 55% do total na cidade, contra 15% em municípios vizinhos.