Cidade

Indaiatuba está sem chuva há 23 dias

Não chove em Indaiatuba desde o dia 28 de junho, indicam medições feitas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). A chuva que caiu naquele sábado foi irrelevante, com menos de três milímetros. A última chuva significativa foi registrada quatro dias antes, quando choveu mais de 20 milímetros em Indaiatuba. Desde então a cidade enfrentou dias de nuvens, sim, mas com frio e sem chuva. E não há previsão para que isso mude. Imagens de satélite apontam que não deve chover em Indaiatuba nos próximos dias. Só há uma previsão de menos de um milímetro de chuva para domingo, dia 27. As temperaturas nos próximos dias devem ficar entre 11 e 27 graus, até sexta, dia 25. No final de semana, os termômetros vão subir.

Sem previsão de chuva próxima, a umidade relativa do ar poderá atingir nível crítico em diversas cidades do estado de São Paulo. Essa condição está prevista até a próxima terça-feira (22), alertou a Defesa Civil estadual. Com exceção da região litorânea, boa parte do estado deverá apresentar umidade do ar abaixo de 30%. Nas regiões noroeste e centro-oeste paulista, os níveis podem ficar abaixo dos 20%, índice considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ontem (19), por exemplo, a cidade de Tupã registou a menor umidade relativa do ar (15%) no estado, seguida por Presidente Prudente (18%) e Marília (20%). Outras cidades como Rancharia e Rosana (22%), Ariranha e Pradópolis (24%) e Piracicaba, Dracena e Ituverava (25%) também apresentaram índices preocupantes. Segundo a Defesa Civil, com o avanço do período de estiagem, é importante que a população beba bastante água, mesmo sem sentir sede, e que umidifique os ambientes com bacias de água ou toalhas molhadas. Também é importante evitar fazer exercícios físicos entre as 11h e 16h e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.

foto: arquivo/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!