Indaiatuba tem alta de 19% nos furtos de veículos em 2025
Indaiatuba teve alta de quase 19% nos furtos de veículos no primeiro semestre deste ano. Foram 14 casos a mais entre janeiro e junho deste ano, em comparação com o ano passado. Ao todo, foram 88 veículos furtados em 2025, uma média de quase 15 furtos de veículos por mês, ou seja, um a cada dois dias. Houve também aumento no número de estupros registrados, uma alta de 12%, com 37 casos deste crime registrados. Os dados são baseados em boletins de ocorrências registrados nas delegacias pessoalmente ou pela internet para a Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
Por outro lado, caiu o total de roubos na cidade, com 19% menos registros do que no ano passado. Indaiatuba teve 718 furtos desde janeiro, uma média de quase 120 crimes por mês, ou 4 por dia, em média. Apesar do volume alto de registros, o total é 9% inferior ao registrado entre janeiro e junho do ano passado.
Com relação à produtividade policial, Indaiatuba teve menos veículos recuperados (-29%), casos de tráfico (-20%), porte de entorpecentes (-22%), apreensão de drogas (-13%) e o total de pessoas presas por mandado (-10,4%). Cresceu o número de flagrantes lavrados (26%), infratores presos em flagrante (19%) e prisões efetuadas (15%).
Dados gerais do estado
O interior de São Paulo fechou o primeiro semestre com uma redução de 14% nos roubos de veículos em relação ao ano passado. O dado é resultado das ações ostensivas da Polícia Militar e a intensificação de investigações e combate a desmanches em todo o território paulista pela Polícia Civil. De janeiro a junho, foram registrados 3.129 registros de roubos de veículos nas cidades do interior. No primeiro semestre do ano passado, foram 3.645 crimes. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, essa foi a menor marca em 25 anos em um semestre. Apenas em junho, foram 477 ocorrências de roubos de veículos, ante 597 no ano passado — queda de 20,1%.
Os furtos de veículos também tiveram queda no período. No primeiro semestre deste ano, houve 13.123 boletins de ocorrência — uma retração de 3,1% na comparação com igual período de 2024, quando aconteceram 13.546 casos. No mesmo período, as forças de segurança conseguiram recuperar 9.634 veículos, resultado das ações de policiamento ostensivo e do trabalho de inteligência das polícias do interior paulista. Somente em junho, a queda foi de 20,1% na comparação com o mesmo mês de 2024. Foram 477 registros neste ano contra 597 no ano passado, 120 casos a menos. As forças policiais recuperaram em todo o interior paulista 9.634 veículos roubados ou furtados, consolidando o empenho no combate aos crimes patrimoniais e na devolução dos bens às vítimas.
Drogas
As apreensões de drogas no estado de São Paulo aumentaram 36,9% no primeiro semestre deste ano. O volume é o terceiro maior da história para o período. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre janeiro e junho deste ano foram apreendidas 115,8 toneladas de drogas. No mesmo período do ano passado, as forças de segurança retiraram de circulação 84,5 toneladas. A maior parte das apreensões foi de maconha, totalizando 84,2 toneladas. As forças de segurança também recolheram 18 toneladas de cocaína, 2,8 toneladas de crack e mais de 10,6 toneladas de outras drogas. O interior do estado foi responsável por 68,5% (79,4 toneladas) do total de droga apreendida em todo o território paulista. As forças policiais atingiram um recorde no número de armas de fogo ilegais apreendidas em um único semestre no estado. Entre janeiro e junho deste ano, 7.128 revólveres e pistolas foram retirados das ruas. São 81 armas a mais na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Do total, 121 eram fuzis — armas de uso restrito das forças armadas.