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Indaiatuba tem mais vagas Zona Azul do que Campinas

A nova área da Zona Azul de Indaiatuba começou a operar nesta semana, dando início à cobrança do sistema de estacionamento rotativo nos trechos incluídos pelo decreto municipal 15.546/2025.

A ampliação adicionou 610 novas vagas, elevando o total para 1.921 espaços distribuídos em diferentes regiões da cidade, incluindo áreas de comércio e vias de grande circulação. A Prefeitura reforça que o objetivo é aumentar a rotatividade e facilitar o acesso dos motoristas às áreas centrais.

A cobrança nas novas áreas passou a valer oficialmente no dia 17 de novembro. Motoristas que estacionarem sem validar o tíquete digital terão 48 horas para regularizar a situação com o pagamento da taxa de pós-uso. Após esse prazo, o registro é encaminhado para autuação, conforme a legislação de trânsito vigente.

Multas

Desde a retomada do estacionamento rotativo, o sistema tem registrado um número crescente de multas. Nas primeiras semanas de funcionamento, foram mais de 1.200 ocorrências relacionadas à falta de validação, e os valores arrecadados ao longo de 2025 já ultrapassaram a marca de centenas de milhares de reais. Em meses de maior movimento, como junho, o volume de autuações em vagas da Zona Azul chegou a quase 1,3 mil registros.

Mais vagas que Campinas e, proporcionalmente, SP

Com a expansão, Indaiatuba passou a ter mais vagas de Zona Azul do que Campinas, que opera cerca de 1,8 mil espaços rotativos. Na comparação proporcional, considerando o número de habitantes, a cidade também apresenta densidade superior à da capital paulista.

Enquanto São Paulo mantém pouco mais de 56 mil vagas para quase 12 milhões de moradores, Indaiatuba, com cerca de 280 mil habitantes, se destaca pela alta relação entre vagas e população.

Como funciona

O sistema Roda Indaiatuba segue em operação com tíquete digital e regras unificadas para todo o perímetro rotativo. A ampliação da Zona Azul reforça a estratégia municipal de organizar o uso das vias, distribuir melhor o estacionamento e garantir maior circulação de veículos nas áreas de comércio.

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