Indaiatuba teve 57 casos de maus-tratos em 2025
Indaiatuba registrou 57 ocorrências de maus-tratos a animais em 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
Número de casos de maus-tratos a animais em Indaiatuba
O levantamento da SSP aponta que o município contabilizou 57 registros ao longo do ano, com base em boletins de ocorrência formalizados como maus-tratos a animais.
Maus-tratos a animais é crime
Maus-tratos a animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A legislação considera infração qualquer ato de abuso, agressão, ferimento, mutilação, abandono ou negligência que provoque sofrimento físico ou emocional ao animal.
No caso de cães e gatos, a pena foi agravada pela chamada Lei Sansão e prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda. Se houver morte do animal, a pena pode ser aumentada.
Como denunciar maus-tratos a animais
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 (Disque Denúncia), disponível 24 horas por dia. Em casos de flagrante ou emergência, a orientação é ligar para o 190, da Polícia Militar.
Também é possível registrar ocorrência pela internet, por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal do Estado de São Paulo.
Cidades da região com registros de maus-tratos
Além de Indaiatuba, aparecem no levantamento da SSP os municípios de Campinas, Paulínia, Amparo, Mogi Mirim, Pedreira, Socorro, Valinhos, Mogi-Guaçu e Itapira.
