Jogos do Brasil na Copa podem afetar até 5 dias úteis em 2026
Os possíveis horários das partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 — marcada para ocorrer nos Estados Unidos, Canadá e México — podem mexer na rotina de trabalho dos brasileiros ao longo de junho e julho do ano que vem.
A fase de grupos já tem as datas definidas, e os três primeiros jogos do Brasil caem em dias úteis: 13 de junho (quinta-feira), 19 de junho (quarta-feira) e 24 de junho (segunda-feira). Como a FIFA deve distribuir os jogos nos intervalos de 13h, 16h, 19h ou 22h (horário de Brasília), existe a possibilidade de que pelo menos um deles aconteça em horário comercial.
Na Copa de 2022, realizada no Catar, não houve feriado nacional, mas os expedientes foram amplamente ajustados em órgãos públicos — com liberação antes do início das partidas ou ponto facultativo parcial.
No setor privado, as alterações ficaram a critério de cada empresa, com muitas adotando flexibilização ou liberação próxima do horário do jogo. Não existiu regra nacional uniforme, e a tendência para 2026 é que o cenário se repita: sem feriados específicos, mas com possíveis mudanças de expediente, principalmente para servidores públicos.
Caso o Brasil avance no Mundial, o número de dias úteis afetados pode aumentar. A seleção pode voltar a campo em 29 de junho (sábado), mas depois tem possibilidades de jogos em 5 de julho (sexta-feira), 11 de julho (sexta-feira), 15 ou 16 de julho (terça ou quarta-feira) para semifinal e 19 de julho (domingo) para a final.
Ou seja, dependendo do desempenho, entre três e cinco dias úteis adicionais podem ter movimentação semelhante à de 2022, com repartições ajustando horários e empresas definindo políticas internas para liberar funcionários.
Sorteio da Copa
O sorteio realizado nesta sexta-feira definiu oficialmente o grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026 e organizou o caminho inicial da seleção no torneio. A equipe caiu na chave ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia, confirmando também as datas dos três jogos da fase de grupos entre os dias 13 e 24 de junho. O sorteio relembrou indaiatubanos sobre a cidade quase ter sido uma sede na Copa de 2014, realizada no Brasil.
Os feriados nacionais de 2026
O calendário nacional de feriados de 2026 não deve interferir diretamente nos jogos do Brasil na Copa do Mundo. O ano terá como feriados: Confraternização Universal (1º de janeiro), Carnaval (16 e 17 de fevereiro), Sexta-Feira Santa (3 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro). Nenhuma dessas datas coincide com as partidas previstas do Brasil na fase de grupos, nem com as possíveis datas de mata-mata.
