CidadeEducaçãoGeralSobre Nós

Jornal de Indaiatuba é tema de entrevista na escola Joaquim Pedroso

A jornalista Rosana Bueno, editora e criadora do Jornal de Indaiatuba, foi entrevistada na escola estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga, em Itaici, na quinta-feira (28). Convidada para participar do projeto de jornalismo na escola, ela falou da carreira, dos desafios do jornalismo, da história de vida e do empreendedorismo feminino.

“Eu não tinha estudado até os 15 anos e queria muito ir para a escola, me interessava muito por livros e essa paixão por essa área intelectual me despertou para a educação”, contou aos alunos. “Foi um pouco antes da pandemia que resolvi abrir o meu próprio negócio, em casa, sendo esposa e mãe de dois filhos. Durante a covid, quando todos ficaram em casa, o Jornal de Itu cresceu muito”, afirma. Em 2024 veio o Jornal de Salto e em 2025, Rosana fundou o Jornal de Indaiatuba.

“Eu escolhi o jornalismo para dar voz às pessoas que não tem voz, para ser a denúncia das comunidades, visibilidade para quem não era ouvido, esse é o principal objetivo, ajudar as pessoas”, diz. “Eu sou a prova viva de que a educação transforma as pessoas, saí de casa muito cedo para trabalhar, fui faxineira, depois me formei, estagiei, trabalhei, fui professora de jornalismo e toda essa bagagem me trouxe para empreender no mundo do jornalismo digital.”

O projeto jornalismo na escola é promovido pelo jornalista Hugo Antoneli e está na escola Joaquim Pedroso de Alvarenga há quatro anos, tendo passado também por outras escolas, como Maria Bernadette, no Jardim Paulista, Maria Apparecida, no Parque das Nações, e atualmente também na escola Professora Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, no Jardim Morada do Sol, e Randolfo Moreira Fernandes, no Tancredo Neves. Os alunos que se interessam pela comunicação se inscrevem e tem aulas quinzenais durante o período escolar como uma matéria extra sobre os princípios da comunicação e do jornalismo.

“Na aula de entrevista, sempre trazemos alguém de fora para praticar as perguntas e, com base nisso, fazer os textos. Trabalhei com a Rosana, somos amigos e tenho certeza que o exemplo dela de força, de transformação de vida através da educação e sendo uma mulher que empreende com tanta coragem, é inspiração para os alunos”, afirma Hugo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!