Lei que obriga UTI Móvel em eventos esportivos é sancionada
O governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que torna obrigatória a presença de UTI Móvel em eventos de esportes radicais motorizados, em todo o Estado de São Paulo. O projeto, de iniciativa do deputado estadual Rogério Nogueira, foi aprovado na Assembleia Legislativa e entrou em vigor no dia 22 de agosto.
A lei obriga a presença também de médico intensivista, junto à Unidade de Terapia Intensiva Móvel, em torneios nacionais, estaduais ou municipais, de esportes a motor com maior risco aos atletas, seja pela velocidade ou altura. “Quem acompanha as competições sabe da emoção de cada prova, mas também há riscos envolvidos, como no grave acidente que sofri ano passado”, comenta o parlamentar. “Ter uma UTI Móvel no local, com médico intensivista, vai garantir atendimento rápido em situações de emergência.”
A obrigação de providenciar a estrutura prevista em lei é do promotor responsável pelo evento. “Quero registrar meu agradecimento ao governador Tarcísio de Freitas pela sensibilidade em colocar a lei em vigor, reconhecendo sua importância para a proteção da saúde e da vida dos atletas e também do público que prestigia os eventos”, declara o deputado.