Cidade

Pipas causaram 85 interrupções de energia em Indaiatuba, diz CPFL

Em 2024, foram registradas 397 interrupções causadas por pipas próximas à rede elétrica — sendo 195 em Indaiatuba, 119 em Itu e 83 em Salto, informou a CPFL Piratininga. Entre janeiro e maio de 2025, o número caiu para 85 casos, contra 104 no mesmo período do ano anterior. A orientação é não soltar pipas perto de fios, evitar o uso de cerol ou linha metálica e nunca tentar resgatar pipas presas, para prevenir o risco de choque elétrico grave.

Para reforçar a prevenção, a CPFL mantém o Guardião da Vida, programa que reúne ações educativas em escolas, orientações em obras e comunidades, alertas geolocalizados por celular e um canal no WhatsApp para informações rápidas sobre segurança. O objetivo é claro: nenhuma vida deve ser perdida por causas que podem ser evitadas com informação e cuidado.

Movimento Zero Acidentes

Comprometida em continuar essa trajetória de conscientização e segurança, em 2025, a Abradee e suas 42 distribuidoras associadas lançam a nova edição da Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, com o slogan “Movimento zero acidentes. A segurança com a rede elétrica começa por você”. A iniciativa chega à sua 19ª edição com foco em ampliar o alcance das mensagens de conscientização e promover atitudes mais seguras por parte da população.

O Brasil registrou, em 2024, o menor índice de acidentes totais com a rede elétrica desde 2017, conforme série histórica acompanhada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Contudo, houve um aumento preocupante no número de fatalidades, na contramão da tendência de queda observada no ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!