Prefeitura assume irregularidades no Passe Bolsa e demite servidora
A Prefeitura de Indaiatuba confirmou irregularidades no Programa Passe Bolsa, informou que houve investigações, que demitiu uma servidora e que notificou beneficiários irregulares para devolver os valores recebidos. Em nota divulgada na quinta-feira (30), porém, a Prefeitura não informou qual o valor desviado.
Denúncias levaram o Ministério Público a investigar o programa que visa ajudar estudantes de baixa renda na graduação através de uma bolsa que devolve parte da mensalidade. As apurações dão conta de que pessoas que não faziam faculdade recebiam valores, além de estudantes que não tinham baixa renda que também recebiam, conforme apurou o Jornal de Indaiatuba.
Dois vereadores da oposição, Du Tonin e Danilo Barnabé, ambos do Podemos, divulgaram um vídeo nas redes sociais fazendo a denúncia da investigação do Ministério Público. Os nomes das pessoas envolvidas não foram divulgados até o momento.
Nota oficial da Prefeitura
Em setembro de 2024, a Secretaria de Assistência Social identificou inconsistências no Programa Passe Bolsa e encaminhou o caso à Corregedoria para apuração imediata.
Desde então, a investigação tem sido conduzida com rigor técnico e jurídico. Como resultado, a servidora responsável foi demitida, seu acerto de contas retido e beneficiários irregulares foram notificados para devolver valores recebidos.
A Prefeitura de Indaiatuba não tolera irregularidades e mantém intensa colaboração com o Ministério Público, que conduz investigação paralela, instaurada meses depois da apuração original com base em informações e documentos extraídos da própria apuração da Municipalidade.
A nova gestão também determinou ajustes no programa para fortalecer os mecanismos de controle e reforça seu compromisso com a ética e a transparência na administração pública.

