Primavera empata e se garante na elite do Paulistão em 2027
O Primavera empatou com o Noroeste na noite deste domingo (15), em Indaiatuba, em 3 a 3, e encerrou a participação no Paulistão 2026. 5985 pessoas lotaram o estádio Ítalo Mário Limongi na despedida de Indaiatuba do campeonato. Novorizontino, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Portuguesa, Corinthians, São Paulo, Santos e Capivariano se classificaram para a próxima fase. Ponte Preta e Velo Clube foram os rebaixados para a A2.
O jogo
O primeiro gol do jogo foi dos visitantes. Pedro Felipe abriu o placar aos 8 minutos de jogo. Nos acréscimos do primeiro tempo, Ligger empatou o jogo. O Noroeste voltou à frente do placar com Diego Mathias aos 9 do segundo tempo.
Carlos Henrique marcou contra e recolocou o empate no placar. Marlyson recolocou o Noroeste na frente novamente aos 32 do segundo tempo parecendo que eram os números finais, mas Gabriel Poveda tratou de empatar o jogo de fora da área.
Campanha do Primavera-SP no Campeonato Paulista 2026
O Primavera-SP disputou oito partidas na primeira fase do Campeonato Paulista e encerrou a campanha com 8 pontos conquistados. A equipe teve um desempenho misto, com momentos de destaque ofensivo e dificuldades em manter vantagens no placar.
A campanha começou com um empate fora de casa contra o Guarani (1 a 1), mostrando equilíbrio fora do Ítalo Mário Limongi. Na segunda rodada, o Fantasma conseguiu sua primeira vitória ao derrotar o Mirassol por 3 a 1, em um jogo em que dominou boa parte das ações.
Na terceira rodada, contra o Novorizontino, o Primavera voltou a marcar três gols, mas acabou levando a virada por 4 a 3, em um duelo tenso em que a equipe chegou a estar na frente do placar e não conseguiu segurar a vantagem.
No confronto seguinte, fora de casa, veio derrota por 1 a 0 para o Botafogo-SP, em partida em que o time teve dificuldades de criação ofensiva. A reação veio na quinta rodada, com vitória por 2 a 1 sobre o Capivariano, em Capivari, quando o Fantasma conseguiu somar pontos importantes longe de casa.
Na sexta rodada, em jogo realizado em Indaiatuba, o Primavera saiu na frente contra a Portuguesa, mas acabou sofrendo virada por 2 a 1, em um resultado que complicou a situação na tabela. Na rodada seguinte, diante do São Paulo, o time novamente saiu à frente no placar, mas novamente sofreu a virada, sendo derrotado por 2 a 1.
Por fim, na última rodada da primeira fase, o duelo direto contra o Noroeste terminou em 3 a 3, em partida marcada por gols e alternativas no marcador, em que o Primavera buscou o resultado até o fim e garantiu um ponto.
Ao final da campanha, o Fantasma somou:
2 vitórias
2 empates
4 derrotas
A equipe marcou 14 gols e sofreu 15, mostrando capacidade ofensiva, mas dificuldades em manter solidez defensiva. O desempenho resultou em 8 pontos, que colocaram o clube fora da zona de rebaixamento e com a missão cumprida de permanecer na Série A, apesar de oscilações ao longo da competição. Com o resultado, o time também garantiu vaga no Brasileirão da série D do ano que vem.
Rodada
Data
Jogo
Placar
Resultado
1
10/01
Guarani x Primavera
1 x 1
Empate
2
14/01
Primavera x Mirassol
3 x 1
Vitória
3
17/01
Primavera x Novorizontino
3 x 4
Derrota
4
22/01
Botafogo-SP x Primavera
1 x 0
Derrota
5
25/01
Capivariano x Primavera
1 x 2
Vitória
6
31/01
Primavera x Portuguesa
1 x 2
Derrota
7
07/02
São Paulo x Primavera
2 x 1
Derrota
8
15/02
Primavera x Noroeste
3 x 3
Empate
Segunda fase
Com a classificação definida após 8 rodadas, os confrontos das quartas de final ficam assim, com os quatro primeiros colocados tendo o mando de campo:
Confronto
Mandante
Visitante
1º x 8º
Novorizontino
Santos
2º x 7º
Palmeiras
Capivariano
3º x 6º
Bragantino
São Paulo
4º x 5º
Portuguesa
Corinthians
Os jogos serão disputados em partida única, com mando do time de melhor campanha na fase de grupos. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis. Os dias, locais e horários dos jogos serão definidos pela Federação Paulista de Futebol nesta semana.