Receita apreende armas em Viracopos
A Receita Federal apreendeu nesta quinta-feira (21) mais de 1,1 mil peças de armas enviadas dos Estados Unidos ao Brasil, suficientes para montar cerca de 50 armas completas. A apreensão ocorreu no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Segundo a Receita, não há informações sobre quem enviou ou quem encomendou as peças. Os materiais estavam escondidos de forma criativa em transmissores de brinquedos de controle remoto, caixas de piscina e partes de cadeiras de escritório. Entre os itens apreendidos estão canos de armas longas e empunhaduras.
Em nota, a Receita explicou que a importação de armas e componentes é controlada pelo Comando do Exército, sendo obrigatória a obtenção de autorização ainda no país de origem. A legislação proíbe a importação de armamentos por meio de serviços postais ou remessas expressas, modalidade usada na tentativa frustrada.
Os materiais apreendidos foram encaminhados para investigação. Até o momento, não há registros de prisões.
Histórico de apreensões em Viracopos
Esta não é a primeira vez que o Aeroporto de Viracopos registra apreensões de peças de armas. Em março deste ano, a Receita apreendeu partes suficientes para montar pelo menos 30 fuzis, distribuídas em 14 cargas diferentes vindas dos Estados Unidos. Na ocasião, os materiais tinham como destino os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Algumas das peças estavam escondidas em prensas hidráulicas e outras mercadorias, com falsas declarações de conteúdo, segundo a Receita.