Saae anuncia obras para 2026
Iniciando o ano com planejamento, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) possui para 2026 um cronograma de obras estratégicas em infraestrutura hídrica e saneamento. Os investimentos preparam cidade para atender às demandas de crescimento com sustentabilidade e eficiência.
Um dos grandes destaques do ano será a ampliação e adequação da Estação de Tratamento de Água I (ETA I), na Vila Avaí, com início programado para o primeiro semestre. Essa obra estratégica aumentará significativamente a capacidade de tratamento, modernizando a infraestrutura original e garantindo abastecimento mais eficiente e confiável para todo o município.
Ainda visando fortalecer o tratamento, diversas obras estratégicas estão programadas para serem iniciadas em 2026, como a construção de uma nova captação na barragem do rio Capivari-Mirim, e ampliações, adequações e atualizações nas ETA III e ETA V.
A implantação de novas adutoras nos Centros de Reservação (CR) também está na programação, visando otimizar a distribuição de água tratada, entre os destaques estão as redes entre CR Distrito Joia (ETA II) para o CR Jardim Morada do Sol e Jardim Marina. Diversos reservatórios estão em fase de planejamento e devem ter as obras iniciadas ainda este ano, como o Reservatório Caldeira, que trará maior segurança e regularidade hídrica para as empresas na região próximo à GM.
No âmbito do esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, Indaiatuba se orgulha de ser um dos poucos municípios no Brasil que trata 100% do esgoto coletado na cidade. A Estação de Tratamento de Esgotos – Mário Araldo Candello (ETE MAC) receberá investimentos e melhorias nas lagoas de tratamento, melhorando sua eficiência e mantendo seu papel fundamental na preservação dos biomas da nossa região, além construção e substituição de emissários e interceptores.
Além dessas obras planejadas que devem ser iniciadas ao longo do ano, outras já estão em andamento, previstas para serem concluídas em 2026. Dentre elas, o destaque fica para a ETA VI (no bairro Tombadouro), setorização da região central e Cidade Nova e os desassoreamentos na represa do Mirim e Córrego do Barnabé.
“Estamos transformando a realidade hídrica da cidade com obras modernas e visão de futuro, garantindo água limpa e esgoto tratado para gerações atuais e futuras. 2026 será um ano de muito trabalho!”, afirma o Superintendente da autarquia, Eng° Sandro Coral. Essas iniciativas posicionam o Saae como referência em gestão hídrica responsável, beneficiando diretamente toda a população com qualidade de vida elevada e infraestrutura preparada para o crescimento da população.
