Polícia

Saidinha: 117 presos não retornaram na região

Pelo menos 117 presos beneficiados com a saída temporária de fim de ano não retornaram às unidades prisionais da região de Campinas até o prazo final e são considerados foragidos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A Justiça autorizou que cerca de 3,3 mil detentos deixassem as unidades prisionais da região no dia 23 de dezembro, com prazo para retorno até 5 de janeiro de 2026. O número de foragidos representa aproximadamente 3,4% do total de beneficiados.

Segundo a SAP, o preso que não retorna à unidade dentro do prazo perde automaticamente o benefício do regime semiaberto e passa a ser considerado foragido. Nesses casos, quando recapturado, o detento retorna ao regime fechado.

A saída temporária, conhecida como “saidinha”, é concedida como forma de ressocialização e manutenção do vínculo dos presos com a sociedade. No estado de São Paulo, o benefício é regulamentado por portaria do Tribunal de Justiça e prevê quatro períodos de saída ao longo do ano, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Para ter direito ao benefício, o detento precisa ter cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de réu primário, ou um quarto, se reincidente, além de apresentar bom comportamento. Presos com ocorrências disciplinares precisam passar por um período de reabilitação antes de voltar a ser considerados aptos para a saída temporária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!