Secretaria da Cultura divulga balanço de 2025
A Secretaria Municipal de Cultura encerra o ano de 2025 com um balanço positivo, marcado pela ampliação do acesso à cultura, pela valorização dos artistas locais e pela promoção de grandes eventos que movimentaram a cidade, fortaleceram a economia criativa e levaram arte para milhares de pessoas. A gestão reafirmou o compromisso de democratizar a cultura e torná-la parte do cotidiano das famílias indaiatubanas.
A formação cultural permaneceu e cresceu, são sete polos culturais, e mais três espaços que também oferecem oficinas, Espaço Bem Viver, CRAS Campo Bonito e CRAS. São 150 turmas, distribuídas em 33 modalidades artísticas, atendendo 4.187 alunos ao longo do ano.
O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) destaca que esse modelo descentralizado é essencial para garantir oportunidades, “A cultura não pode estar restrita a alguns espaços. Ela precisa chegar aos bairros, às comunidades, a todas as pessoas. Em Indaiatuba, o acesso à cultura não é privilégio, é direito garantido. Esse é o caminho que nossa cidade continua trilhando, valorizando a formação, descobrindo talentos e construindo oportunidades.”
Os grupos artísticos formados por alunos das oficinas da Secretaria de Cultura se mantiveram como referência artística do município, com sete grupos realizando 117 espetáculos ao longo do ano. O teatro também teve papel fundamental na democratização cultural, com 64 apresentações gratuitas que chegaram aos mais diversos públicos.
A formação musical institucional reforçou esse compromisso educacional: a Camerata Comunidade desenvolveu 401 alunos em seis modalidades, distribuídas em cinco polos; a Orquestra Sinfônica promoveu ensino técnico em nove modalidades, atendendo 280 alunos em oito polos; e a Corporação Musical Villa-Lobos, com seu histórico legado cultural, formou 264 alunos em cinco polos, em 13 modalidades de sopros, ritmo, teoria e música de base. Esses programas fortalecem gerações, fomentando disciplina, criatividade e construção coletiva.
O projeto Orquestrando Indaiatuba, parceria da Cultura e da Secretaria de Educação, com patrocínio da Fundação Rainer Blickle, é realizado na escola de período integral, Complexo Educacional Profª Laura Fahl Corrêa, ampliou ainda mais esse alcance e garantiu contato inicial com a música para 560 crianças e adolescentes.
Para aperfeiçoamento das habilidades artísticas, a Secretaria promoveu ainda 12 workshops gratuitos, que reuniram 180 participantes.
Em julho a Secretaria de Cultua consolidou uma importante parceria com a empresa Singer do Brasil, o termo de cooperação garantiu a doação de 23 máquinas de costura e acessórios para oficinas de costura no Criarte, espaço de economia criativa, que também ofereceu cursos diferenciados, gratuitamente para os indaiatubanos. O Criarte ainda lançou oficinas exclusivas para população com Arte Letterring, Mosiaco Moderno, Costura Criativa, Culinária Criativa, Macarrão e Molhos, e Doce Vida, oficina de confeitaria.
Festivais e ações de grande porte marcaram o calendário cultural. A Secretaria de Cultura de Indaiatuba organizou o Carnaval Municipal, com eventos gratuitos em vários pontos da cidade, Parque da Criança, Espaço Bem Viver, Alça da Prefeitura, e na Praça Prudente de Moraes não faltou o famoso Carnaval das Marchinhas, atraindo diversas bandas locais e artistas com foco em marchinhas, samba, pagode e axé para todas as idades, incluindo CarnaKids e eventos para a Melhor Idade, os eventos tiveram a presença de milhares de pessoas.
A Páscoa Encantada alegrou a cidade com atrações para famílias, shows, apresentações temáticas com a Família Coelho e decoração especial nas praças, como a Prudente de Moraes, os eventos aconteceram em abril, com foco em diversão e celebração pascal.
Em maio, a cidade vibrou com 56 shows gratuitos do Maio Musical, sendo 43 apresentações de artistas locais — importante estímulo à produção musical de Indaiatuba. Um mês inteiro com grandes produções musicais no Parque Ecológico, em frente à Prefeitura, com dois palcos, no Ciaei e Casarão Cultural Pau Preto, além de sessões de documentários em parceria com Topázio Cinemas, e oficinas culturais na Biblioteca. Destaque para os renomados artistas como o grupo Double You, que abriru o Festival, Edson & Hudson, Ultraje a Rigor, Paulo Miklos com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, Diogo Nogueira animou o público com a Camerata Filarmônica de Indaiatuba e Tiago Iorc encerrou o Maio Musical com um show incrível.
Em junho não faltou forró e animação com o 6º São João na Praça. Durante dois dias, o evento apresentou quadrinha caipira, dança e diversas atrações musicais, além de barracas de alimentação comandadas por produtores rurais e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC). Uma programação especial para todas as idades, valorizando cada detalhe que faz da festa junina um dos momentos mais queridos do nosso calendário.
A tradicional Encenação da Paixão de Cristo emocionou 12 mil pessoas, em duas apresentações, reafirmando a força das tradições populares. No mesmo final de semana, o tradicional tapete de Arte Sacra com a participação da população na Alça Nilson Cardoso de Carvalho.
O Festival de Inverno também foi destaque com 24 atrações e público superior a 15 mil pessoas, a formatação do evento foi diferente, um pouco mais longo, de 04 a 27 de julho. Teve, como em anos anteriores, estrutura monta no Parque Ecológico, próximo à Concha Acústica, em dois finais de semana, 04 a 06 de julho e de 11 a 13 de julho, com alameda dos produtores locais, comidinhas, culinária fogo de chão, shows, dança, Orquestras e muito mais, movimentando a cidade com cultura e gastronomia de qualidade. Ainda dentro do Festival, também teve a volta da Fenui (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba) no Espaço Viber, realizado pela Associação das Entidades Étnicas e Prefeitura de Indaiatuba. E a 32ª edição do Passo de Arte Grand Prix aconteceu no Ciaei entre os dias 09 e 19 de julho, integrando as atrações do Festival. Outra novidade ficou por conta do ForMusic Indaiatuba, que significa Formação Musical de Indaiatuba. O projeto promoveu uma imersão musical de férias com oficinas, workshops, masterclasses, festival competitivo e concertos voltados tanto para a música popular quanto para a música erudita.
Além disso, o Circuito Samba levou a cultura do ritmo brasileiro a diferentes públicos, com 25 apresentações durante o ano. O objetivo é levar as tradicionais rodas de samba aos bairros descentralizados, garantindo acesso à cultura para toda a comunidade.
O Museu “Antônio Reginaldo Geiss”, do Casarão Cultural Pau Preto, fez ações educativas, com visitas guiadas, atendeu 09 grupos, com 390 visitantes. Ainda no Casarão, não faltou atrações, todas as semanas muitas atrações levaram centenas de pessoas em encontros regados de arte e cultura. O Arte no Bosque movimentou o local com 12 edições, uma vez por mês, apresentou muita música, literatura, artesanato e histórias.
A Roda de Choro, que acontece também no Casarão todo mês, este ano fez três edições do Roda de Choro na Praça, foram 2 na Praça Dom Pedro I e uma na Praça Rui Barbosa.
Durante o recesso escolar, o Férias no Casarão estimulou o contato com a arte, recebendo 105 crianças e adolescentes.
O cinema continuou ocupando espaço na cidade por meio do Programa Pontos MIS, com 55 sessões que receberam 405 espectadores e 7 oficinas que capacitaram 173 alunos, aproximando o público da linguagem audiovisual.
Indaiatuba também se destacou ao ser selecionada para integrar o São Paulo State Film Commission, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Esse projeto visa criar um banco de dados robusto de locações para produções audiovisuais – seja para filmes, séries, comerciais ou videoclipes – que será disponibilizado para produtoras nacionais e internacionais.
O projeto Guardiões do Patrimônio de Indaiatuba tem como objetivo promover a consciência histórica e o cuidado com os bens culturais do município, aproximando crianças e jovens da história local. A iniciativa foi desenvolvida com 28 escolas, alcançando 105 turmas e beneficiando diretamente 3.150 estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural entre os participantes.
Já Museu Ferroviário de Indaiatuba mantém um acervo expressivo com 435 peças históricas, que preservam e valorizam a memória ferroviária do município e da região. Esse patrimônio cultural tem despertado grande interesse do público, refletido no número de 9.211 visitantes registrados até o dia 25 de novembro de 2025, evidenciando o papel do museu como espaço de educação, cultura e conexão com a história local.
O Departamento de Turismo da Cultura, também promoveu alguns eventos no Museu Ferroviário, que foram muito bem recebidos pelo público. O Trem das Artes colocou a histórica Locomotiva a Vapor Nº 10 para funcionar nos 100 metros de trilho, junto com apresentações musicais e a presença de expositores da Feira das Artes. Teve ainda, a 1º edição do Estação Seresta em outubro, com música, gastronomia, alameda de artesãos e produtores locais, e no mês de dezembro o Estação Seresta Especial de Natal. Além do projeto Indaiatuba By Bike, que tem o objetivo de resgatar o hábito dos passeios de bicicleta pela cidade e incentivar o uso desse meio transporte, que é ecologicamente correto, aliando lazer, esporte e cultura. Visa ainda promover a conscientização ambiental dos munícipes e turistas, através de roteiros que envolvem a história, cultura, educação e propriedades rurais de Indaiatuba. Este ano foram três passeios, um especial de Natal, que teve saída da Estação e percorreu as ruas iluminadas da cidade, cerca de 500 participantes nas três edições.
Eventos nacionais também tiveram grande adesão: a Semana dos Museus reuniu 350 pessoas e a Primavera dos Museus chegou a 300 participantes.
Concursos importantes valorizaram e premiaram a cultura em suas diferentes vertentes, para promover artistas da cidade e em alguns momentos, da região e do Brasil.
A literatura seguiu valorizada com o Prêmio Acrísio de Camargo, que reuniu 60 escritores e premiou 11 autores. Na música, o Festival de Rock atraiu 93 bandas de 44 cidades, das quais 20 chegaram à final, reforçando a projeção regional do evento. O Festival Instrumental completou o circuito de grandes ações musicais, com 20 inscritos. E o 11º Salão de Artes Visuais incentivou artistas e movimentou a cena artística com 80 obras selecionadas e expostas.
As artes cênicas também mantiveram destaque com a 10º Mostra de Artes Cênicas e 4º Mostra de Circo, que levou 34 espetáculos gratuitos aos palcos da cidade. Para o público infantil, o teatro chegou a territórios descentralizados, com apresentações no CRAS Campo Bonito.
A “Biblioteca Pública Antônio Modanesi”, com média de 50 usuários por dia, cadastrou 650 novos associados e conta com 35 mil títulos no acervo — incluindo 230 obras em braile e 175 audiolivros, garantindo inclusão e acessibilidade. O setor de Patrimônio e Memória promoveu uma extensa programação educativa que aproximou crianças e jovens da história da cidade: 09 visitas monitoradas, 36 sessões de contação de histórias com 720 participantes, 09 encontros de leitura com público de 180 pessoas, além de 09 oficinas que reuniram cerca de 350 participantes.
Este ano o tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil levou para Marginal do Parque Ecológico milhares de pessoas em um trajeto de 600 metros. Além das escolas municipais, com 600 crianças e jovens, participaram do desfile instituições de ensino particulares, clubes de serviço, entidades culturais, grupos esportivos, associações comunitárias, além das forças de segurança — Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Civil e Defesa Civil. Empresas locais e organizações sociais também integraram o desfile, demonstrando a força da comunidade indaiatubana.
Em outubro, mês das crianças, Dia de Brincar foi com Cinema ao Ar Livre, em diversos bairros da cidade.
O evento Flashback retornou com força total e atraiu 8 mil pessoas em sua primeira edição, e realizou mais duas apresentações neste mês de dezembro, dentro das Festividades Natalinas.
As Festividades Natalinas iluminaram o calendário de fim de ano, a decoração iluminada acendeu dia 07 de novembro, trazendo um colorido especial em frente à Prefeitura, e em centenas de avenidas e pontos turísticos da cidade. A Parada de Natal mobilizou mais de 20 mil pessoas em cada dia na avenida e o Encantos de Natal 2025, com o tema Papai Noel na TV, foi um grande sucesso no Palco 1, do Parque Ecológico. Este ano a Prefeitura montou o Palco 2, Na Praça Papa Francisco, no Jardim Paulista, mais uma proposta inovadora para democratizar a cultura e levar atrações em diferentes regiões. Nos dois palcos foram dezenas de shows, Orquestras, cinema e Aulão Natalino.
A Secretária de Cultura, Tânia Castanho, destaca o impacto social das ações, “Nossa missão é garantir que a arte transforme vidas. Quando uma criança encontra na música um caminho, quando uma família descobre o teatro pela primeira vez, quando um escritor vê seu talento reconhecido, é aí que a Cultura cumpre seu papel. Encerramos 2025 orgulhosos de tudo que construímos com a população.”
Com resultados expressivos, público crescente e uma agenda forte em todas as áreas artísticas, 2025 marca mais um passo decisivo para o fortalecimento da política cultural do município. A gestão segue garantindo que cada evento, oficina ou espetáculo seja um convite à descoberta, ao pertencimento e à construção de novas memórias.
