CidadeGeralPolítica

Tarifa zero aos domingo está em estudo e nova secretaria custará R$ 10 milhões

A criação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em Indaiatuba terá custo estimado de R$ 10 milhões no primeiro ano de funcionamento. O valor está previsto no orçamento municipal de 2026 e contempla a estruturação da nova pasta, incluindo despesas administrativas, custeio, projetos e ações ligadas à gestão do trânsito e da mobilidade urbana.

A nova secretaria foi anunciada pelo prefeito de Indaiatuba como parte da reorganização administrativa da Prefeitura em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (14). Diego Vito é o Secretário. De acordo com o planejamento orçamentário, a Secretaria de Mobilidade Urbana foi incluída no Plano Plurianual com previsão de recursos também para os anos seguintes.

Tarifa zero aos domingos

Entre os planos apresentados à imprensa nesta quarta está o estudo em andamento para a possibilidade de tarifa zero aos domingos, segundo o secretário, trata-se de uma iniciativa para “incentivar o lazer, o acesso aos espaços públicos e o fortalecimento do comércio local”. Não foi estipulado um prazo para a conclusão dos estudos.

Entre as outras iniciativas da Mobilidade Urbana estão a criação do Centro Integrado de Mobilidade (Cimob), para acompanhar via monitoramento de câmeras o trânsito e o transporte da cidade, reorganização e criação de novas linhas de transporte, integração no sistema de ônibus, implantação de semáforos inteligentes, revitalização da sinalização, repaginação do ecobike, criação do programa Pedestre Seguro, criação de um programa permanente de educação no trânsito.

Quem é o novo secretário

Diego Santos Vido Faria é servidor de carreira licenciado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e possui 16 anos de experiência na área de gestão de trânsito e mobilidade urbana. A resolução de afastamento para que ele possa assumir o cargo na Prefeitura de Indaiatuba foi publicada no Diário Oficial do Estado na data desta quarta-feira (12/11).

Ao longo de sua trajetória no Detran, ocupou funções de liderança como o cargo de superintendente regional do Detran, em Campinas, que engloba 54 municípios, e também foi superintendente do órgão em São Bernardo do Campo. Até dezembro do último ano foi secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul.

O secretário é responsável pela criação do Centro de Controle Operacional (CCO) pioneiro em São Caetano do Sul, e desenvolveu a Plataforma de Mobilidade Inteligente, projeto em parceria com Google Cloud e Waze for Cities, em São Caetano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!