CidadeGeral

Toyota confirma Yaris Cross para a fábrica de Sorocaba

A Toyota confirmou nesta quinta-feira (17) que o SUV Yaris Cross está confirmado para estrear no Brasil. O SUV compacto será lançado oficialmente em outubro e chegará às concessionárias em novembro. A produção será nacional, na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.

A montadora também anunciou para setembro o lançamento de uma versão mais acessível do Corolla sedã: a GLi híbrida. O Yaris Cross é o mais novo integrante da disputada categoria de SUVs compactos, em que duelam campeões de venda como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, além do prometido Honda WR-V.

O nome Yaris já é conhecido do público brasileiro, embora em outros segmentos. Desde 2018, as versões hatch e sedã disputavam mercado com o Honda Fit e com as versões mais completas de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

O sedã saiu de linha, e o hatch deve ter o mesmo destino. Segundo Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, ainda são produzidas cerca de 37 mil unidades do Yaris hatch para mercados como Argentina e Uruguai.

Com o espaço liberado na fábrica, a Toyota promete lançar um dos SUVs mais econômicos do segmento, caso mantenha a configuração vendida fora do Brasil. Os detalhes sobre versões e especificações técnicas devem ser revelados apenas em outubro, durante o lançamento oficial.

Fábrica de Sorocaba será ampliada

No primeiro semestre de 2025, a Toyota produziu mais de 99 mil veículos em suas unidades no Brasil — Sorocaba e Indaiatuba, ambas localizadas no interior de São Paulo. Desse total, cerca de 89 mil foram vendidos até junho. A expectativa é que a produção alcance 207 mil unidades até o fim do ano, com 203 mil veículos comercializados no mesmo período.

Para 2026, a projeção é ainda mais ambiciosa. A Toyota está expandindo a planta de Sorocaba, que substituirá a unidade de Indaiatuba, atualmente em processo de desativação. Com a ampliação, a capacidade anual de produção passará para 275 mil veículos — cerca de 70 mil a mais que atualmente.

A fábrica contará com duas linhas de produção: a atual, com capacidade para 175 mil unidades por ano, e uma nova, ainda em construção, que produzirá 100 mil veículos anualmente. Essa nova linha será dedicada a dois modelos híbridos completos: o Corolla sedã e outro veículo que será anunciado em breve.

O investimento total na ampliação é de R$ 11,5 bilhões e viabilizará o lançamento de dois novos produtos para o mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!