Toyota segue reconstrução de fábrica em Porto Feliz
A Toyota segue em uma operação especial para recompor sua produção no Brasil após o vendaval que destruiu, em 22 de setembro, a fábrica de motores de Porto Feliz (SP). A montadora retomou parcialmente a fabricação de veículos no início de novembro, como forma de minimizar os impactos do acidente e viabilizar, ainda que com atraso, o lançamento do novo SUV compacto Yaris Cross. Previsto originalmente para outubro de 2025, o modelo agora chega às concessionárias em fevereiro de 2026.
A produção de motores permanece totalmente suspensa na planta original. Enquanto a reconstrução, que deve levar até dois anos, não começa, boa parte das operações foi transferida para galpões provisórios na região.
Nesses espaços, a Toyota vem concentrando esforços nos modelos híbridos-flex Corolla e Corolla Cross, que seguem como os únicos em linha no momento. Os motores, importados principalmente do Japão e da Indonésia, passam por adaptação para flexfuel já nos novos galpões. Os veículos 100% a combustão voltam à linha de montagem apenas em janeiro de 2026, também de forma provisória.
Segundo Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, a fábrica da cidade está operando a plena capacidade com os híbridos. Ele afirma que todos os funcionários retornaram do período de lay-off e trabalham normalmente, mas confirma que as versões a combustão seguem paralisadas. Mesmo com o improviso da operação, fontes do setor afirmam que o ritmo deve se normalizar ainda no primeiro semestre de 2026.
Antes do vendaval, a Toyota estimava fabricar 180 mil veículos em 2025. A interrupção reduziu a expectativa para algo entre 150 mil e 160 mil unidades, uma perda aproximada de 30 mil carros, principalmente dos modelos a combustão que ficarão mais tempo fora da linha. Em razão desse cenário, o sindicato informa que não há previsão de férias coletivas para os funcionários de Sorocaba e Indaiatuba neste fim de ano, ao contrário do que tradicionalmente ocorre na indústria automobilística. A montadora deve manter a produção ativa em dezembro para recuperar parte do volume perdido.
O Yaris Cross, principal lançamento da marca, teve unidades pré-série produzidas antes da destruição da fábrica e exibidas no Salão do Automóvel, realizado entre 22 e 30 de novembro, em São Paulo. A produção definitiva do modelo começa em fevereiro na planta de Sorocaba, atualmente em fase final de expansão. As obras, que serão concluídas entre abril e maio, preparam a unidade para absorver também parte da produção de Indaiatuba, fábrica que será desativada em 2026.
Mesmo antes de chegar às lojas, o Yaris Cross já tem fila de espera. Para garantir um lugar, o cliente precisa pagar um sinal de 20 mil reais. Os preços variam de 161.390 a 189.990 reais, dependendo da versão.
