Viracopos recebe voos após ventania em SP
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu ao menos nove voos domésticos que seriam destinados aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, mas que precisaram ser alternados devido às rajadas de vento que atingiram até 98 km/h na manhã desta quarta-feira (10) na capital paulista. O mau tempo provocou transtornos tanto no sistema aéreo quanto em diversos pontos da região metropolitana.
Entre 9h45 e 14h40, Viracopos recebeu sete voos que pousariam em Congonhas e dois que seguiriam para Guarulhos. A ventania causou queda de árvores, interrupção de energia para mais de 2 milhões de imóveis, fechamento de parques e cancelamento de atendimentos em hospitais.
Passageiros passam mal após turbulência
Em um dos casos, passageiros do voo 5037 da Azul, que seguia de Curitiba para Congonhas, relataram tontura, náuseas e vômitos após a aeronave enfrentar turbulência desde a decolagem. O avião precisou arremeter na aproximação a São Paulo e foi direcionado para Campinas, onde pousou às 13h06. Um passageiro recebeu atendimento médico e foi liberado no período da tarde.
Outro voo alternado foi o 3611, da Latam, que partiu de Palmas com destino a Guarulhos. A aeronave desviou para Campinas durante a tempestade de vento na capital.
Companhias aéreas
As empresas informaram que os desvios ocorreram por motivos meteorológicos e reforçaram que todas as ações seguiram protocolos de segurança.
A Azul alternou quatro voos e cancelou outros sete em São Paulo. A Gol registrou dois voos desviados para Viracopos. Já a Latam confirmou atrasos, alternâncias e cancelamentos devido às condições adversas.
As companhias informaram que os passageiros afetados estão recebendo assistência conforme as normas da Anac.
