Arte/Lazer

Municípios da região de Campinas participam do Revelando SP

Acontece nesta semana a edição de São Paulo do Revelando SP, que em 2025 já passou por Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o festival conta com 230 participantes, que representam 114 municípios paulistas por meio do artesanato, da culinária e das manifestações culturais. A edição de São Paulo do Revelando SP, correalizada pela Prefeitura de São Paulo, acontece até o dia 28, domingo, no Parque do Trote, com entrada franca.

No artesanato, a região de Campinas conta com Águas de São Pedro, com o Ateliê Uirapuru – Natureza como suporte artístico; Campinas, com Belas Palhas Crioulas – Orixás em palha de milho crioulo; Indaiatuba, com Entalhe em madeira; Nazaré Paulista, com Artesanatos inspirados na Festa do Divino; Pedra Bela, com Tecelagem com lã de carneiro, algodão e fibra natural; Piracaia, com Filhos do Seu Emílio – Entalhe em madeira; e Várzea Paulista, com Esculturas em pedra e madeira.

Na culinária, Amparo oferece a Cachaça da Torre; Bragança Paulista, a Linguiça bragantina artesanal com polenta frita crocante; Itapira, Doces caseiros e Vinhos Família Canivezi; Joanópolis, a Comida do lobisomem; Jundiaí, o Cantinho da Rita e o Acarajé da Mona; Pedra Bela, o Virado de banana e canjiquinha; e Socorro, o Turismo Rural.

Nas manifestações culturais, por sua vez, Campinas traz Tiririca (a Capoeira Paulista) e o Batuque dos Engraxates, e o Samba de Bumbo Campineiro Nestão Estevam; Indaiatuba, a Folia de Reis – Companhia São Francisco de Assis e Jongo; Joanópolis, o Grupo Folclórico Caiapó e a Confraria do Divino Espírito Santo; Pedra Bela, a dupla Paco & Thiago; Piracaia, Caiapós, Congada Branca Marinheiros, Catira Serra Azul e Congada Verde Periquitos; e Torrinha, os Bonecões do Bloco da Mariona.

Grandes nomes da música se apresentarão no evento. Dia 25, quinta-feira, os shows são de Siba com a Orquestra de Frevo do Capibaribe e o Trio Parada Dura. Dia 26, sexta, o palco é de Adriana Farias. Dia 27, sábado, Guito Show sobe ao palco na parte da tarde. À noite haverá um encontro dos pavilhões das escolas de samba Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Unidos de Vila Maria. Para o encerramento, no dia 28, o Revelando SP terá um show do Barra da Saia em homenagem a Inezita Barroso à tarde e Almir Sater no começo da noite.

Entre as atividades oferecidas, há ainda o espaço Experimenta!, que oferece oficinas de oleiraria, grafismo indígena e dança cigana, encontro de congadas, cortejo de bonecões, a instalação Parque de Bambu, e a exposição “Arte sacra para ver e sentir”, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Serviço: Revelando SP – Capital

Datas: 25 a 28 de setembro

Horário: a partir das 10h, exceto no dia 25, que as atividades começam às 16h

Local: Parque do Trote, avenida Nadir Dias Figueiredo, s/n – Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!