Trabalhadores da Corpus são atacados por abelhas no Colinas
Um trabalhador foi atacado por um enxame de abelhas na manhã desta quarta-feira (15), enquanto realizava a coleta de entulhos na rua Sônia Tereza Magnusson Guizo, no bairro Colinas de Indaiatuba II, em Indaiatuba. Segundo testemunhas, ele estava acompanhado de um colega e o ataque teria ocorrido após encostarem em uma árvore durante o serviço, o que teria agitado as abelhas.
As vítimas foram socorridas por um morador de uma chácara próxima, que orientou os homens a pularem na piscina da residência para se livrar dos insetos. Os moradores disseram que um dos trabalhadores sofreu poucas picadas, mas o outro teve ferimentos mais graves e chegou a apresentar falta de ar. Ele foi levado por moradores ao Pronto-Socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, isolou o local e realizou o controle e o extermínio das abelhas.
Em nota, via assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que a Corpus, empresa responsável pelo serviço de limpeza, disse que os funcionários faziam a retirada de galhos e entulhos quando foram atacados. Acredita-se que o enxame estava escondido dentro de um tronco caído, encoberto por folhas e galhos, o que dificultou a visualização.
Segundo a nota, os trabalhadores foram socorridos por uma moradora que acionou o SAME (Serviço de Atendimento Municipal de Emergências). Ambos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebem acompanhamento médico e da equipe de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da empresa.
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, até o momento foram registradas 4.389 notificações de ataques de abelhas no estado em 2025, com sete mortes — nenhuma delas em Indaiatuba. Os dados fazem parte do painel da Secretaria de Estado da Saúde atualizado nesta quarta-feira (16).