Morre Manoel Ferreira de Miranda, aos 79 anos
Manoel Ferreira de Miranda, conhecido carinhosamente como Mané ou Manezinho, faleceu nesta terça-feira, 23 de junho, aos 79 anos, em decorrência de um câncer. Figura marcante do jornalismo e do rádio em Indaiatuba, fico conhecido principalmente como repórter policial.
Nascido em 15 de outubro de 1946, na cidade de Piracicaba (SP), mudou-se para Indaiatuba em novembro de 1959, aos 13 anos de idade. Ainda jovem, iniciou sua trajetória no futebol amador. Aos 15 anos, passou a jogar pelo C.A. Paulistano, no Jardim Pau Preto. Posteriormente, atuou por sete anos no Esporte Clube XV de Novembro e por mais cinco anos no Esporte Clube Cisa, equipe ligada ao antigo Cotonifício Indaiatuba.
Em 8 de outubro de 1972, casou-se com Verônica Rodrigues de Miranda, professora aposentada, com quem teve quatro filhos: Viviane, Gabino (falecido em 2015), Giuliano e Daniel. Também deixa quatro netos.
Sua trajetória profissional foi profundamente ligada à comunicação. Ao lado dos irmãos José Luiz, Belmira e Teresinha, tornou-se proprietário do Jornal Tribuna de Indaiá, fundado por seu pai, Gabino Ferreira de Miranda, um dos pioneiros da imprensa local. Durante anos, destacou-se na cobertura policial do jornal, conquistando respeito e credibilidade junto à população.
Posteriormente, iniciou uma bem-sucedida carreira na Rádio Jornal de Indaiatuba, onde atuou como radialista policial, comentarista esportivo e repórter de campo. Seu programa policial tornou-se referência na cidade e permaneceu no ar por mais de duas décadas. Em 2007, encerrou suas atividades na emissora, mas continuou colaborando com o jornalismo escrito.
Conhecido pela simplicidade, generosidade, companheirismo e dedicação à família, Manoel de Miranda construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a informação e pelo carinho com que tratava amigos, colegas e ouvintes.
Em 15 de novembro de 2025, foi internado no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), onde recebeu o diagnóstico de câncer. Após alguns dias de internação, continuou o tratamento em casa, onde veio a falecer.
Em 2022, recebeu da Câmara Municipal de Indaiatuba uma homenagem especial: um retrato de seu pai, Gabino Ferreira de Miranda, patrono da Sala de Imprensa da Casa Legislativa.
Uma de suas peculariedades era, enquanto repórter policial, continuar usando apenas máquina de datilografia onde redigia suas matérias, mesmo com o advento digital. Alguém da redação era incumbido de transportar o analógico para o computador.
Confira abaixo uma de suas narrações na inseparável máquina:
(Com informações Portal Dropes/Museu da Pessoa)
