CidadeEducaçãoGeral

Emancipa celebra aprovação de alunos de Indaiatuba em universidades

A Rede Emancipa comemorou nas últimas semanas a aprovação de pelo menos sete alunos que se preparam para vestibulares através dos cursos gratuitos em Indaiatuba ao longo do ano passado.

Fale com o Jornal de Indaiatuba pelo WhatsApp!
Envie sugestões de pauta, informações, denúncias, eventos e notícias da cidade.
👉 Conversar no WhatsApp

“Eu nunca tive condições financeiras para fazer um cursinho aqui em Indaiatuba, até porque a maioria é bem cara”, conta Ana Beatriz Mazzíni, de 18 anos, aprovada para Medicina na Unicamp. “Quando surgiu a oportunidade de forma gratuita e ainda por cima perto da minha casa, eu achei o máximo”, afirma ela, que já conhecia o professor Vinícius, um dos responsáveis pelo projeto na cidade.

“Tive aula com ele em uma escola antes e quando soube que ele fazia parte do projeto, tive ainda mais certeza que era algo sério”. Vinícius Fonseca falou ao Jornal de Indaiatuba sobre o Emancipa. “Tivemos uma turma aos sábados na escola Dom José [da qual Ana Beatriz foi uma das participantes] e também na Casa Hub aos sábados”, revela.

Na escola a turma chegou a ter entre 45 e 50 alunos e na casa Hub em torno de 20. “Tivemos uma série de formações como a Oficina de Redação, que levou três meses, a formação sobre africanidades, além de atividades culturais, oficina de grafite e a nossa biblioteca. Essa parte cultural também faz parte da formação”, diz.

Reposição às matérias perdidas

Outro “bixo” que conseguiu no Emancipa passagem para a Unicamp é Rogério de Oliveira Braz, de 18 anos.

“Por conta do ensino médio técnico, perdi matérias importantes na escola para os vestibulares, como Química, Biologia, Inglês, Filosofia e Sociologia. Porém, o projeto Emancipa conseguiu repor isso e teve até aulas específicas para as duas línguas estrangeiras do Enem, inglês e espanhol”, diz.

“Após muitas aulas e estudos, consegui realizar as provas da Unicamp, que, graças ao projeto, me proporcionaram muita confiança e segurança na resolução das questões.”

Além de Isabelle, Ana e Rogério, também foram aprovados Matheus Gonçalves, Isabella Lobo, Saifeldin Ahmed e Maria Luiza. No time de professores do Emancipa estão Vinicius Franco, Vinicius Fonseca, Eliana Belo, Paulo Ramos, Pedro Silva e Ayeda Ricardo.

Enfileirando aprovações

A “cria” do Dom José, Isabelle Bezerra, de 18 anos, tem uma lista de aprovações. Ela conseguiu aprovação, entre Prova Paulista e vestibulares próprios da instituição, na Fatec Indaiatuba, Unicamp Limeira e USP Butantã.

“Essa caminhada foi construída com muito esforço, renúncias, apoio e fé em Deus. Durante esse período, conciliei o técnico integrado em Administração pela FIEC, o trabalho e os estudos. Não foi fácil, mas foi nesse processo que aprendi ainda mais a ser persistente, a não desistir e a confiar que Deus cuida de cada passo”, conta em conversa com o Jornal de Indaiatuba.

“Participei da Oficina de Redação do Emancipa com a professora Juliana, que foi essencial para o meu desenvolvimento em escrita e argumentação. Me ajudou demais tanto no conteúdo quanto na confiança para cada prova”, lembra.

“Nada disso teria sido possível sem o apoio da minha família. Sou completamente grata aos meus pais, Rogério e Jaqueline, que sempre estiveram ao meu lado, me incentivando e acreditando em mim até nos momentos mais difíceis, e aos meus tios, avós, primos e amigos.”

Processo até a aprovação

Ana Beatriz, a aluna aprovada em Medicina na Unicamp e que recebeu a notícia através da ligação do governador, fala sobre a trajetória até o resultado.

“A gente comemora bastante, chora bastante e vive essa experiência com muita felicidade, mas sabemos do sacrifício, principalmente para uma garota de escola pública e sem cursinho. Passar em Medicina é um sonho que eu tinha desde muito pequena e, com o passar dos anos, eu fui me apaixonando pela Unicamp. Eu sabia onde eu queria chegar e onde eu queria estar, mas eu também sabia o quão difícil era considerando a minha realidade.”

Ela agradece e elogia a iniciativa do curso. “O Emancipa significou para mim, além de uma forma de me preparar para o vestibular, uma esperança. Pela primeira vez eu via que a educação voltada para a aprovação em universidades podia ser algo acessível e podia mudar a realidade de muita gente.”

“Acho que foi ali que eu vi que mesmo com todas as dificuldades que eu tinha, uma universidade pública de qualidade era um direito meu também e era um espaço que eu poderia e deveria ocupar”, diz.

Isabelle também faz uma reflexão. “Sou muito grata à Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, à FIEC e aos cursinhos do Emancipa que fizeram parte da minha história. Cada oportunidade fez diferença. Acima de tudo, agradeço e dou toda honra e glória a Deus, que me sustentou em cada etapa e me deu forças para continuar a cada dia, o meu melhor amigo Jesus.”

“Minha história é a prova de que é possível sim realizar os seus sonhos, não importa de onde você veio ou as circunstâncias ao seu redor”, diz ao Jornal de Indaiatuba, e encerra citando um trecho bíblico: “Se podes? — disse Jesus. — Tudo é possível àquele que crê”, na referência do livro de Marcos, capítulo 9, verso 23.

Ana Beatriz endossa o elogio à rede. “Os ideais do Emancipa ficaram comigo e o carinho que eu tenho por cada professor voluntário que me ajudou nessa jornada também. É um projeto maravilhoso, feito unicamente para ajudar alunos e permitir que eles tenham acesso a uma educação que eles merecem. Então, de verdade, é uma iniciativa que sempre vai ter meu coração e que eu sempre vou apoiar! Por toda essa história e por ser tão consciente e necessária na atual educação brasileira.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!